11 de fevereiro de 2015

Pense Nisso – Vale tudo para estar na moda?

Hoje a reflexão é baseada na matéria do portal Updateordie. A matéria conta a criação de um reality show online que enviou três blogueiros para trabalhar em uma fábrica têxtil no Camboja. A reflexão aqui é quanto vale o esforço do outro para você?

Será que nos importamos mesmo em saber em que condições são fabricadas as coisas que usamos. Pois é, ainda segundo o Updateordie, para a blogueira, Anniken Jørgensen, a experiência não foi nada agradável. – “Eu não aguento mais”. “Que tipo de vida é essa?”, diz a jovem loira que chora copiosamente diante das câmeras enquanto usa as mãos com unhas feitas para limpar as lágrimas. – O reality de cinco episódios foi uma produção do jornal norueguês, Aftenposten, para um experimento social, Jørgensen, juntamente com Frida Ottesen e Ludvig Hambro, voaram em 2014 para a capital Phnom Penh, onde experimentaram por um mês um pouco da vida do trabalhador da indústria têxtil no país do sudeste asiático.

 “Trabalhei com eles por algumas horas e pensei que ia partir ao meio. Estava muito quente e as tarefas são muito cansativas. Além disso, você tem que trabalhar sob grande pressão e fazer tudo muito rapidamente. Assim que termina uma peça de roupa, você começa a costurar outra, sem descanso. É um círculo vicioso que não acaba nunca”, contou Jørgensen ao jornal espanhol El Diario.

Bom, eu me importo com o que eu visto e como é produzida essa peça, desde a denúncia de trabalho escravo envolvendo a marca Zara, Renner, etc,  tenho repensado o ato de comprar. Comecei a dar prioridades a pequenas marcas e aos estilistas brasileiros.

E você como reage a esse tipo de tema?


4 comentários:

  1. Jana, concordo com vc, desde que esses escândalos com trabalho escravo envolvendo a zara e outras vazaram, que me incomoda o fato de até mesmo entrar em uma delas...
    É doído saber que esse é preço da moda...
    Assunto pra se lembrar e debater sempre!

    ah, não lembro se te agradeci pelas inspirações que me indicou lá no blog, mas valeu!. gostei bastante. Aliás, já terminei o quartinho da minha filha, pretendo em breve postar no blog.

    Retornei com o blog, mas mudei o nome ... depois passe por lá e me diga o que achou!rs

    beijinhos
    http://desencanabonita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu nem sabia desse escandalo da Zara, que tenso! Eu era super consumista mas tenho começado a pensar um pouco mais antes de comprar, alem de tentar eliminar o consumismo da minha vida, que nao é nada saudável ne?

    Beijoos, Ana Carolina
    Simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  3. Nossa, lembro bem desse escândalo.
    Absurdo? Hoje sou mais tranquila, compro o que me agrada, não vou comprar só pq está na moda. Preciso gostar, senão nada feito!
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com

    ResponderExcluir
  4. Um absurdo néh Jana?!! Ah, obrigada pelas visitinhas lá no Bloguinho! Amo ler seus comentários.
    Bjim freskinho
    Miry Rodrigues
    http://freskurinhasdemiry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oba! Vai comentar, já agradeço a atenção.
Beijos e volte sempre!
Janaína Valadares Guimarães ^-^