12 de janeiro de 2012

Quinta Stylist – DIOR

Christian Dior (CD) nasceu em Granville, na França, no dia 21 de janeiro de 1905. Em 1935, começou a desenhar croquis para o "Figaro Illustre", jornal parisiense. Após conseguir vender uma coleção de desenhos de modelos de chapéus, começou a fazer croquis de roupas e acessórios para várias maisons de Paris. Até que em 1938, Dior iniciou sua carreira na alta-costura, como assistente do estilista suíço Robert Piguet. Após voltar da guerra em 1941, foi trabalhar na maison do estilista francês Lucien Lelong, onde conheceu o francês Pierre Balmain. Dior construiu sua própria maison em 1946 com a ajuda financeira do empresário de tecidos, Marcel Boussac. O endereço em Paris é o número 30 da Avenida Montaigne é o mesmo até hoje. Sua primeira coleção foi apresentada em fevereiro de 1947 e causou um verdadeiro estardalhaço entre a imprensa. Carmel Snow, redatora da revista americana "Harper's Bazaar", viu os modelos apresentados por Dior, exclamou: "This is a new look!". Desde então, o nome original da coleção, que era "Ligne Corolle" (Linha Corola), se tornou conhecida como "New Look". Em sua primeira coleção, Dior mudou o conceito de praticidade e simplicidade das roupas femininas, uma necessidade dos tempos de guerra e uma tendência da moda criada por Chanel.
Após tantos anos de restrições, a mulher necessitava se sentir novamente feminina e ansiava pela elegância e luxo. Dior acertou e criou modelos extremamente femininos vestidos e saias longos, o busto mais acentuado, a cintura bem marcada e as saias amplas. O modelo que se tornou o símbolo do "New Look" foi o tailleur Bar, um casaquinho de seda bege, ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura dos tornozelos. Luvas, sapatos de saltos altos e chapéu completavam o figurino. Em sua coleção de 1951, o estilo princesa ficou consolidado como sua marca, mas a novidade foi o uso do terno masculino em roupas femininas.
Criou a linha H, em 1954, que era à base de toda a coleção, com modelos que erguiam o busto ao máximo e baixavam a cintura até os quadris, criando à barra central da letra H. A linha Y surgiu em 1955 e mostrava um corpo esguio com a parte superior mais pesada, com golas grandes que se abriam em forma de V e a "Linha A" trouxe vestidos e saias que se abriam a partir do busto ou da cintura para formar os dois lados de um A. Christian Dior morreu em 24 de outubro de 1957 na Itália deixando um verdadeiro império do luxo com 28 ateliês. Para assumir a direção de criação da grife foi escolhido o jovem talento Yves Saint-Laurent que chegou a provocar certa controvérsia por ter criado peças pouco tradicionais como jaquetas de couro preto e vestidos curtos. Em 1960, Saint-Laurent foi convocado para servir na guerra da Argélia e em 1962, já de volta a Paris, abriu sua própria maison. Seu lugar foi ocupado por Marc Bohan, estilista francês experiente. Em 1989, numa tentativa de renovar a marca, o italiano Gianfranco Ferré foi escolhido como o novo nome da CD. Seu estilo de linhas arquitetônicas e corte seco foi sucesso até 1997, ano em que assumiu o inglês John Galliano, atual designer da grife. Desde 1984, a marca CD é controlada pelo grupo LVMH (Môet-Henessy Louis Vuitton), primeira empresa mundial do comércio de luxo, do engenheiro francês Bernardo Arnault, que também é dona dos perfumes "Miss Dior" e "Poison", ambos da marca CD. No Brasil, a loja Christian Dior, em São Paulo, é a única da América Latina e foi inaugurada em 1999.

.: CURIOSIDADES:.
- Dior foi convocado para a guerra e atuou como soldado do corpo de engenheiros.
- Em 1949, Christian Dior já tinha uma casa de prê-à-porter de luxo em Nova York, o perfume "Miss Dior" - lançado em 1947.

- Referências da marca CD são as estolas, as mangas três quartos, além do conjunto em tons pastéis de cardigã, blusa e saia de crepe. Mais tarde, surgiram echarpes, lenços de seda, luvas, bijuterias e lingeries com a assinatura Christian Dior.

- Mulheres famosas usaram suas criações, como as atrizes Brigitte Bardot e Marlene Dietrich, a cantora Edith Piaf e a princesa Grace de Mônaco.

Se quiser conhecer mais entra no site da DIOR
Fonte e Fotos: blog toutmoda; blog studiomodellare e revista Gloss

4 comentários:

  1. Amega uma aula pra mim, adorei. simplesmente sou intima de Dior agora, kkkk sem brincadeira adorei o post.
    Os próximos não fiquem com preguiça de ler todo o post é uma história incrível.
    Depois de tanto trabalho sabemos o porque de ser tão caro.
    beijos Amegaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ficou grande e olha que eu resumi o resumo do resumo...risos :D
      Obrigada pela visita
      Beijos
      Jana

      Excluir
  2. olá desculpa pela ausência no seu blog mais a vida anda um pouco corrida adorei o post beijos http://marcelaminhasartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, longo mas vale apena!!!!!

    bjokas

    ResponderExcluir

Oba! Vai comentar, já agradeço a atenção.
Beijos e volte sempre!
Janaína Valadares Guimarães ^-^