26 de novembro de 2013

Fica a Dica - Mudo meu sobrenome? Casamento civil quanto tempo tenho de férias?

Amores sei que o tema de casamento civil já abordei aqui na coluna vida de casal, mas fiquei pensando se tem alguém aí como eu que na hora de marcar o civil escolheu por não mudar o sobrenome e depois se arrependeu. Ok, se ainda não tiver casado não se desespere vá no cartório e  faça uma declaração manuscrita dizendo o seu nome, R.G., CPF, e explique o porque da mudança do nome. Sim eu sou pateta na hora pensei não vou mudar e depois me arrependi. Liguei para o cartório e consegui hoje com a declaração. Ufa! Então, perto do casamento algumas pessoas me perguntavam e como vai ficar seu nome de casada? E eu respondi ah vai ficar igual tenho preguiça de mudar os documento blá... Oxi que guria preguiçosa ein... Mas depois fiquei pensando e decidi que queria sim o nome do meu marido né. Casamento já é uma mudança de vida, acredite é uma descoberta diária. Gente e o noivo ficou tão feliz, deu até gosto :D

Hum já sei casou e agora tá querendo mudar o nome? É agora você tem que entrar na justiça com uma Ação de Retificação de Registro Civil é nela que o seu advogado pede a mudança do sobrenome.  

Informações foram retiradas e consultadas aqui em Brasília no Cartório do 2º Ofício 

Okay e a tal licença casamento como funciona? 

Primeiro é licença gala o nome correto. Bom, vou separar os funcionários em duas categorias: 

1) Com carteira de trabalho
II – até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento; (fonte CLT)

2) Órgão público
        III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de : a) casamento; (fonte Lei nº 8.112

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, está muito lindo.
    Adorei o post. Beijos, http://escritoraentre4paredes.blogspot.com.br :)

    ResponderExcluir
  2. Mudar o nome?
    Não. Obrigada!
    Nunca tive a menor vontade de mudar meu nome depois de casada...
    Claro que as coisas mudam, mas ao menos por enquanto eu estou satisfeitíssima com meu nome!
    hehehehehe
    xD

    ResponderExcluir
  3. Super legal o post!

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  4. Tudo certinho rsrs, trabalho com isso e muitos, mas muitos mesmo, não sabem essas coisas. Linda sua decisão de ter o nome do marido, essas modernidades tiram um pouco o romantismo, acho uma declaração de amor mudar o nome.
    Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oba! Vai comentar, já agradeço a atenção.
Beijos e volte sempre!
Janaína Valadares Guimarães ^-^