26 de janeiro de 2012

Quinta Stylist - Louis Vuitton (LV)

Em 1851 o imperador francês Napoleão III ia ao Palais des Tuilleries e um jovem aprendiz de cofreiro embalava a bagagem da imperatriz Eugénie. Esse aprendiz chamava-se Louis Vuitton e em 1854 fundou a MAISON LOUIS VUITTON no centro da capital francesa. Mesmo depois de aberta a loja produzia encomenda de produtos exclusivos como: um baú que virava cama; baú que virava charrete e um baú flutuante para os praticantes de balonismo que caíam no mar. O material utilizado era a madeira, o zinco, o cobre e lonas impermeáveis. As famosas caixas de chapéus eram feitas especialmente para estas viagens. Em 1896 foi a primeira utilização dos tradicionais monogramas das letras LV granulados e nas cores ocre e café que hoje é a marca registrada da LOUIS VUITTON.
Então em 1914 foi inaugurado o prédio, The Louis Vuitton Building, na cidade de Paris, na Champs-Elysees, como a maior loja de produtos para viagem do mundo. Em 1977, Henry Recamier, genro da matriarca Renée Vuitton, assume o comando da empresa e inicia a verticalização dos negócios. A empresa, então com apenas duas lojas, alcança vendas de US$ 12 milhões e lucro de US$ 1.2 milhões. Até meados dos anos 80, a LOUIS VUITTON parecia fadada a vender bolsas clássicas para um público pequeno. Mas, em 1987 o magnata francês Bernard Arnault comprou a grife e ergueu os pilares do LVMH (Louis Vuitton Moët Henessy) o maior conglomerado de marcas de luxo do planeta. Em 1997, Arnault contratou o estilista americano Marc Jacobs para renovar a LV e criar sua primeira coleção de roupas. Em 2001, Stephen Sprouse emplacou as bolsas grafitadas. Depois vieram o trabalho em patchwork da artista inglesa Julie Verhoeven, as cores fluorescentes do diretor teatral Bob Wilson e os mangás do desenhista Takashi Murakami.
Outra prova de ousadia foi convidar a atriz Jennifer Lopez para ser garota-propaganda da grife. Os méritos de Marc Jacobs são reconhecidos por todos. Sob seu comando, a marca cresceu 80%. Há mais de 150 anos que a LOUIS VUITTON conserva intacto o seu poder de atração, quer sobre as cabeças coroadas quer sobre as estrelas de Hollywood.
Linha do tempo:
1872 - Estampas com listras verticais nas cores marrom e vermelho foram introduzidas. 1888 - As tradicionais estampas quadriculadas em marrom e bege são introduzidas. 1924 - Keepall Bag, a tradicional mala de mão, o item mais vendido da marca, e a primeira com tecido impermeável flexível. 1932 - Bolsa NOÉ (estilo saco) foi desenvolvida com a finalidade de carregar garrafas de champanhe. 1993 - Taïga, uma linha masculina de malas e pastas em couro para homens de negócios. 1997 - Linha de canetas, desenvolvida por Anouska Hempel. 1998 - Coleção de roupas, assinada pelo estilista Marc Jacobs, ingressando de vez no mundo fashion. Também lançou sua linha de sapatos e a linha de bolsas e carteiras envernizadas. 2001 - Linha de jóias. Além da introdução da linha de estampas Graffiti. 2002 - Linha de relógios.
Curiosidades:
Qualquer uma das 414 lojas da LOUIS VUITTON espalhadas pelo mundo tem a mesma disposição na vitrine principal. Cada mês, exatamente no mesmo dia, o visual é alterado conforme o manual global de montagem de vitrines da marca. Tudo é controlado da maçaneta das portas à textura das paredes, o impecável chão de mármore italiano e às embalagens. Os balcões são feitos em bronze, com tampos de cristal usado nas maiores joalherias do mundo. E até o controle de iluminação é minuciosamente projetado.
A principal loja da marca fica em Paris na Champs-Elysées.
Existe uma lenda acerca dos baús de viagem da LOUIS VUITTON: muitos que estavam a bordo do Titanic foram encontrados intactos, preservando inclusive seu conteúdo.

Fontes e Fotos: logohistory, studiomodellare e site oficial da Louis Vitton.

5 comentários:

  1. Nossa! Adorei conhecer a história!
    Parabéns pelo Post!!!
    Beijokassss!!!
    Flávia.
    www.flaviapersonalbeauty.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fiquei impressionada também mais do que moda é qualidade né. Olha se eu queria uma LV agora é certeza na vida...risos
    Beijos
    Jana

    ResponderExcluir
  3. gente nao sabia msm dessa historia, e nem que o cara era aprendiz de cofreiro! amei!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Não sabia da história!
    Sou louca pela bolsa, acho diva!
    bjoka
    @Diadebrilho

    ResponderExcluir
  5. Que post mega interessante..não sabia de nada disso.
    Adorei!
    bjs
    Liz

    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oba! Vai comentar, já agradeço a atenção.
Beijos e volte sempre!
Janaína Valadares Guimarães ^-^