1 de março de 2012

Quinta Stylist – Schiaparelli

Elsa Schiaparelli nasceu em 10 de setembro de 1890, no Palazzo Corsini de Roma. Em 1922 desenhava e já vendia seus primeiros tricôs. Em 1927 "Schiap" encorajada pelos amigos abriu sua empresa de confecção de roupas e mudou para uma sala na rue de la Paix.
Em 1934, lançou uma linha de perfumes. Schiaparelli era amiga de artistas como Marcel Duchamp, Picabia, Man Ray, Stieglitz, Jean Cocteau, Christian Bérard e Salvador Dalí. Com o seu sucesso Schiaparelli tornou se a maior rival de Coco Chanel. Seus estilos eram opostos enquanto Chanel criava roupas funcionais para a mulher moderna, Shiap fazia modelos surrealistas, exóticos. Seu estilo elegante e sofisticado resultava em roupas às vezes muito excêntricas. A estilista inovou ao usar: material plástico e criou com eles bijuterias; fechava as roupas com zíperes tingindo eles na cor dos tecidos; detalhes de pautas musicais bordadas em vestidos de baile, cuja fivela do cinto era uma caixa de música; estrelas e luas aplicadas em uma jaqueta e notícias de jornal impressas em lenços e écharpes.
A estilista criou também com Dalí o famoso chapéu que invertia a posição de um sapato. Suas bolsas também não eram menos divertidas, pois acendiam e tocavam música. Schiaparelli teve entre seus assistentes os estilistas: Pierre Cardin e Hubert de Givenchy. A estilista inovou na área comercial ao licenciar seu nome como marca, depois de criar óculos e sapatos. Apesar dos esforços para continuar a produção, os tempos mudaram para Schiaparelli. Então, encerrou suas atividades como estilista em 1954, mas continuou com sua loja. Nesse mesmo ano publicou sua autobiografia, "Shocking life", novamente a cor intensa que demonstrava sua ousadia, excentricidade e o impacto que desejava causar. Schiaparelli morreu em 1973, aos 83 anos. Em 2004, o museu da moda e do têxtil na França abriu suas portas para as criações da estilista e expôs 173 vestidos criados entre 1927 e 1954, além de acessórios, desenhos e fotos.
Curiosidades:
- Filha do decano da Universidade de Roma, especialista em línguas orientais e sobrinha do astrônomo Giovanni Schiaparelli que descobriu os canais do planeta Marte.
- Estudou filosofia na Universidade de Roma e publicou um livro de poesias eróticas que chocou sua família conservadora. Por isso, foi enviada pela família para um convento, onde fez greve fome.
Alguns de seus vestidos tinham estampas criadas por Dalí um deles era de seda branca com borboletas multicoloridas desenhadas por Dalí.
- Seu estilo moderno e excêntrico a fez criar um tom de rosa eletrizante, o qual ela chamou de "shocking", rosa-choque. Em 1938, Schiap lançou um perfume com o mesmo nome - "Shocking".
- Criou o guarda-roupa de vários filmes. Vestiu principalmente Mae West em " Every Day's a Holiday " em 1937. Desenhou as roupas de Zsa Zsa Gabor na produção cinematográfica de Moulin Rouge.
Fonte: almanaque folha; netsaber; portais da moda; puretrend
Fotos: lifenitaly

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Vai comentar, já agradeço a atenção.
Beijos e volte sempre!
Janaína Valadares Guimarães ^-^