8 de março de 2012

Quinta Stylist – Zuzu Angel

Zuleika Angel Jones, Zuzu Angel, mineira nasceu em Curvelo no dia 05/07/21 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 14/04/76. Eu escolhi Zuzu hoje no dia internacional da mulher por conta da sua luta, por representar a mulher guerreira que luta pelo que acredita. Nascida no interior de MG mudou-se quando criança para Belo Horizonte e lá começou a costurar e criar modelos. Em 1947 foi morar no Rio de Janeiro e nos anos 50 iniciou seu trabalho como costureira. No princípio dos anos 70 abriu uma loja de roupas em Ipanema. Seu estilo misturava renda, seda, fitas e chitas com temas regionais e do folclore, com estampados de pássaros, borboletas e papagaios. Zuzu também trouxe para a moda as pedras brasileiras, fragmentos de bambu, de madeira e conchas. Os amigos a ajudaram a expandir seus negócios e começar a realizar desfiles de moda nos EUA. Nessa época no exterior Zuzu conheceu o americano Norman Jones, com quem se casou voltou para o Rio de Janeiro e se mudou para Salvador. Lá, Zuzu engravidou e deu à luz seu filho, chamado Stuart Edgar. Então, na virada dos anos 60 para os anos 70, Stuart Jones, estudante de economia, passou a integrar as organizações que combatiam a ditadura militar, filiando-se ao MR-8, grupo guerrilheiro do Rio de Janeiro. Preso em 14/04/1971, Stuart foi torturado e morto pelo serviço de inteligência da Aeronáutica (CISA) no aeroporto do Galeão e dado como desaparecido pelas autoridades. A partir daí, Zuzu entraria em uma guerra contra o regime pela recuperação do corpo de seu filho, envolvendo até os Estados Unidos.
Como estilista, ela criou uma coleção estampada com manchas vermelhas, pássaros engaiolados e motivos bélicos. O anjo, ferido e amordaçado em suas estampas, tornou-se também o símbolo do filho. Usando de sua notoriedade internacional, ela envolveu celebridades de Hollywood como Joan Crawford, Liza Minelli e Kim Novak em sua causa e durante a visita de Henry Kissinger, então secretário de estado norte-americano, ao Brasil, chegou a furar a segurança para entregar-lhe um dossiê com os fatos sobre a morte do filho, também portador da cidadania americana. Foram anos em busca do corpo do filho, sem poder dar-lhe um enterro, o corpo de Stuart nunca foi encontrado e consta como desaparecido político brasileiro. Zuzu morreu na madrugada de 14/04/1976, num acidente de carro na Estrada da Gávea, à saída do Túnel Dois Irmãos (RJ). O carro dirigido por ela, um Karmann Ghia, derrapou na saída do túnel e saiu da pista, chocou-se contra a mureta de proteção, capotando e caindo na estrada abaixo, matando-a instantaneamente. Uma semana antes do acidente, Zuzu deixou na casa de Chico Buarque de Hollanda um documento que deveria ser publicado caso algo lhe acontecesse, em que escreveu: "Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu amado filho".
Depois de sua morte foi homenageada em livros, música e filme. Chico Buarque compôs a música Angélica, em 1977, em homenagem à estilista. Em 1988, o escritor José Louzeiro escreveu o romance "Em carne viva". Em 2006, o cineasta Sérgio Rezende dirigiu Zuzu Angel, filme que retrata a vida da estilista. Em 1993, a filha de Zuzu, a jornalista Hildegard Angel, criou o Instituto Zuzu Angel de Moda do Rio de Janeiro, em memória da mãe. Atualmente, estilistas como Ronaldo Fraga, Tufi Duek, Marciana e Maria Fernanda Lucena homenagearam a estilista Zuzu Angel em suas coleções.
Fonte e fotos: site zuzuangel

3 comentários:

  1. parece ser bom esse filme, fiquei curioso!


    visita meu blog: http://spraydebeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Da para ver quando é uma jornalista que escreve uma matéria.

    ResponderExcluir
  3. Bom conhecer um pouco da biografia da estilista Zuzu Angel.
    Bjs!
    Lu

    ResponderExcluir

Oba! Vai comentar, já agradeço a atenção.
Beijos e volte sempre!
Janaína Valadares Guimarães ^-^