25 de março de 2014

Pense Nisso - Resenha Literária: Casamento Blindado

Prometi na virada do ano que vou ler um livro por mês, o escolhido do mês de fevereiro foi “Casamento Blindado” escrito por Renato & Cristiane Cardoso. A narrativa com 268 páginas funciona com um manual para um relacionamento de sucesso. O interessante é encontrar a visão feminina (Cristiane) e masculina (Renato) de um mesmo evento relatado. Os autores tomam como ideia que o casamento é como uma empresa.
Pode parecer uma visão materialista, mas não é nesse caso Renato nos mostra como ficamos acomodados no cotidiano. Para isso cita como exemplo discussões cotidianas em que alteramos a voz e gritamos com o nosso companheiro, fato que não repetimos no trabalho. Inclusive cita o exemplo de no meio de uma discussão e toca o telefone e mudamos o tom de voz para atender o chefe, sendo que não conseguimos repetir essa maturidade ao conversar com o cônjuge. No final de cada capítulo os autores provocam o leitor a postar no seu twitter e/ou facebook frases de apoio, eu cheguei a postar uma para experimentar, mas não senti necessidade de continuar postando.
O livro não foge de assuntos polêmicos como “sexo” e “divórcio” e os aborda de forma direta. Uma palavra a meu ver define a mensagem desse livro: respeito. O respeito no modo de tratar, falar e até agir com o seu cônjuge. 

É importante frisar que os autores cristãos e por isso, sim o livro tem a Bíblia como bússola, mas não dita regras de religião. Acho importante lembrar esse fato, pois isso para certos leitores já é determinante como fator de compra. 
Comprei na livraria Saraiva por R$ 29,90, mas vi hoje no site e está custando atualmente (25/03/2014) R$ 23,90 (aqui).

Quatro estrelas, pois é uma leitura densa e 
admito que larguei o livro um pouco de lado em alguns momentos.
Foto e texto: Janaína Valadares 

5 comentários:

  1. Não sou casada, mas quem sabe um dia... Então li esse livro e acredito que você definiu bem, há bases bíblicas e não apenas tendências religiosas. Gostei muito também. Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoro o programa deles!
    Acho super válido todos os conselhos.
    Adorei o post, Jana!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, acho importante aprofundar-se mais nesses estudos, tudo para melhorar o casamento, baseado na bíblia, é valido. Quero casaaaaar hahaha
    Bjs Jana
    www.derepentedezesseis.com

    ResponderExcluir
  4. Só ouço elogios desse livro mas ainda não li, boa indicação. bjs

    ResponderExcluir
  5. Poxa parece super interessante Jana. Nunca mais conseguir ler um livro.
    Quem sabe esse não seja meu próximo?! ;)
    Beijooos gatona!

    ResponderExcluir

Oba! Vai comentar, já agradeço a atenção.
Beijos e volte sempre!
Janaína Valadares Guimarães ^-^