22 de janeiro de 2015

Pense Nisso – Eu seria mais feliz se aceitasse o meu cabelo natural?

 Hoje trago uma pergunta que sempre rondou meus pensamentos, ao contrário da grande maioria da sociedade eu sempre quis cabelos ondulados, o meu cabelo natural é liso e castanho escuro. O meu encantamento por cabelos ondulados veio da minha irmã mais velha, que tem cabelos ondulados, eu sempre achei lindo o seu cabelo. Hoje vi essa campanha da agência Ogilvy & Mather de Paris e vi como é importante a imagem que passamos para as crianças, vem comigo pensar sobre esse assunto no texto de hoje...

Então eu já tive cabelo loiro, ruivo, preto  e minha cor natural qual é? A minha cor de nascença é o castanho escuro e cabelo liso, e sim eu sofri bullying, meu cabelo era liso “que a vaca lambeu”. Logo vendo essa campanha me recordei de uma vez que estive em um salão e nele entrou uma menina com o cabelo cacheado mais lindo que eu já vi, eu olhando maravilhada o cabelo dela e em contrapartida ela admirando o meu “liso lambido” e veio a cabeleireira perguntando se ela ia fazer chapinha e ela toda feliz disse sim. Aí meu Deus eu não aguentei e falei: Mais, por que o seu cabelo é tão lindo, cheio de volume e cachos. E ela respondeu: Lindo é o seu cabelo liso, o meu é feio, não gosto.
Eu insisti junto com a mãe dela tentando explicar a beleza das suas madeixas, mas fomos voto vencido e ela foi fazer a chapinha. Agora a grande questão, por que essa menina não vê a beleza do seu cabelo? Eu a entendo, me transporto hoje para o seu mundo, no qual eu abro revistas e só vejo moças de cabelo liso, as grandes cantoras adolescentes que eu escuto também tem cabelo liso, ligo a televisão e a maioria das personagens e digo as principais tem cabelo liso, será que eu sou tão errada de admirar o tão adorado cabelo liso?

É muito triste chegar a essa conclusão, sim o meio influencia por completo a imagem do que é bonito para essa criança. Por favor, apelo todo MEU, meninas com os cabelos cacheados mais lindos e encaracolados não escondam os seus cachos, coloquem no mundo nas ruas...desfilem essas belezuras por aí, você pode um dia passar do lado dessa menina e ela vai ver por completo como é linda a beleza natural de um cabelo.
Abaixo o vídeo da campanha...




Desculpem o desabafo, mas esse vídeo me levou de novo aquele dia no salão e eu tinha que vir aqui fazer esse apelo.

Texto: Janaína Valadares

Um comentário:

  1. Sou suspeita, mas natural impossível meu cabelo no momento. Gosto de cabelos naturais, me passa uma impressão de sinceridade, não que quem muda o cabelo não seja, mas me passa uma boa impressão. Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oba! Vai comentar, já agradeço a atenção.
Beijos e volte sempre!
Janaína Valadares Guimarães ^-^